Sobre

O GeObserver é um sistema de informação geográfico (SIG) orientado para o estudo, investigação, conservação e protecção ambiental, construído com suporte em dados georreferenciados de vários tipos (meteorológicos, geográficos, geológicos, humanos, faunísticos, florísticos, entre outros) servindo assim de base informativa, de estudo e de prevenção a vários fins e a entidades que tenham como objectivo comum a defesa dos valores ambientais e patrimoniais das áreas abrangidas. A missão do GeObserver é recolher informação e organiza-la, tornando-a acessível e útil para estudos, investigação e preservação cultural e patrimonial das áreas protegidas.

 

Serra da Arrábida  Maciço central da serra da Estrela

Serra da Arrábida e maciço central da serra da Estrela

Os nossos esforços concentram-se na obtenção e tratamento da informação. Obter a informação não é suficiente, devemos trabalha-la para depois a disponibilizar.

A plataforma é “alimentada” com dados recolhidos, quer seja de forma manual ou automatica (através de serviços de entidades externas, no caso de dados sensíveis e que careçam de actualizações permanentes e em tempo real), e supervisionados por técnicos experientes com competências em cada uma das diferentes áreas. Esta informação é analisada e confirmada para que seja fidedigna e constitua uma fonte de informação realmente importante. A integridade da informação é fundamental para o GeObserver.

O registo, tratamento e cruzamento das informações permite ao GeObserver a realização de análises espaciais e temporais, conferindo-lhe desta forma um importante papel nas actividades de planeamento e gestão patrimonial e ambiental, gestão de recursos naturais, infra-estruturas, ordenamento florestal, cadastro, entre outros, na serra da Estrela, serra da Arrábida e estuário do Sado. Deste modo o sistema será uma base não só informativa e de decisão mas também colaborativa, pois poderá ser utilizada por diversas entidades, que tenham por meio de estudo comum estas áreas geográficas.

A integridade dos dados é a nossa principal preocupação, podendo por isso o acesso às informações e funcionalidades variar (Condições de acesso).

 

As entidades e utilizadores são importantes para nós

Todas as entidades, públicas ou privadas, que tenham como propósito obter dados sobre a região da Serra da Estrela, Arrábida ou estuário do Sado para fins de estudo, investigação, prevenção ou utilidade pública, poderam ter acesso à informação disponibilizada no sistema, respeitando as condições de acesso.

A união de esforços é muito mais rentável que o trabalho individual e por isso mesmo, a troca de informação entre entidades e cidadãos é benéfica para todos os que utilizem esta plataforma.

 

A troca de informação é a base do conhecimento.

A visão das coisas é sempre alterada quando observada por olhos diferentes.

 

Reconhecimentos

Finalista dos Green Project Awards 2013

Seleccionado para os European Business Awards for the Environment 2014

 

Fotografias de Fernando Romão e SadoArrábida